Inglaterra
Uma jovem inglesa de 19 anos de nome Kelly Sears, natural de Essex, viu a sua vida mudar radicalmente quando, há cerca de dois meses, foi presenteada pela Medical Detection Dogs, com um cão que a acorda sempre que adormece.
A narcolepsia caracteriza-se por um adormecimento súbito e involuntário das pessoas que sofrem desta patologia, sem que haja qualquer sinal prévio. Muitas vezes, os doentes estão concentrados na realização de uma tarefa durante a qual conseguem manter-se completamente despertos e, poucos segundos depois, adormecem num local qualquer, à mesa, no chão ou onde quer que estejam. Um dos casos mais conhecidos em Inglaterra é o de uma senhora que só percebeu que sofria da doença quando ia a andar de bicicleta e subitamente adormeceu, tendo provocado um pequeno acidente, e só então procurou ajuda especializada para entender o que se passava consigo.
Na caso desta jovem, a sua vida estava a ser bastante penalizada por sofrer desta patologia e foi então que a Medical Detection Dogs lhe disponibilizou o primeiro cão treinado na Europa exclusivamente para alguém vítima desta problemática. O cão, um Cocker Spaniel Inglês de nome Theo, tem superado todas as expectativas, acordando Kelly assim que esta adormece, lambendo a cara e o pescoço da jovem até que esta acorde. Dado o sucesso que foi alcançado, Theo está receber um novo treino especifíco para avisar Kelly que vai adormecer, e assim evitar que a jovem se magoe e possa encontrar forma de se proteger antes de ficar a dormir.
Kelly já se sente agora segura para sair de casa e fazer uma vida quase normal, já que Theo usa um colete onde está escrita a sua função, tornando a vida da jovem menos embaraçosa. Até agora, quando saía sozinha e adormecia a reacção natural das pessoas era chamar uma ambulância, o que deixou de acontecer desde que o cão acompanha a jovem.
Theo é já um herói para esta jovem, que viu a sua vida mudar drasticamente desde que o cão entrou, inesperadamente, na sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário