quarta-feira, 15 de junho de 2011

Livro de receitas caseiras para cães

Brasil

Uma empresária brasileira do ramo da hotelaria decidiu juntar a sua experiência pessoal e os conhecimentos que tem sobre animais de companhia para editar um livro sobre receitas caninas, com o título sugestivo Cão Gourmet – Receitas Caseiras e Saudáveis para seu Cão.

Myrian Abicair, proprietária de um SPA em Itatiba, no estado de São Paulo, tentou juntar o útil ao agradável, juntando duas das suas grandes paixões, os animais e a culinária e daí resultou a edição deste livro. Até apurar todas as receitas que compõem esta edição, foram dois anos de trabalho, durante os quais contou com a preciosa colaboração de veterinários, que foram aferindo da qualidade nutricional de cada receita.

As receitas resultam da experimentação e da selecção de ingredientes que não são prejudiciais aos cães e que, pelo contrário, são alimentos que potenciam o bem estar dos animais. Foram excluidos ingredientes que pudessem de alguma forma ser menos indicados na dieta canina, como o sal, gorduras e carnes gordas e ossos de aves. Pelo contrário, a introdução de verduras e peito de frango, por exemplo, são recomendadas neste livro de receitas. Para comprovar, na prática, a adequação de cada receita e a sua aceitação pelos cães, os provadores foram os quase trinta cães que são sua propriedade.

Algumas das especialidades são o «Cãoduíche», um caldo feito à base de verduras, o «Biscoito da Jamaica», confeccionado com base na farinha de trigo, cravo e canela, ou os «Bahama Cookies», feitos com base em farinha de arroz, côco e manteiga de amendoim.

O objectivo destas receitas não é que sejam a base da alimentação dos cães, nem substituir a alimentação tradicional canina, mas apenas serem servidas naqueles dias especiais em que o nosso cão merece um mimo, intercalando com a comida recomendada para o dia-a-dia.
No livro é possível encontrar receitas, que vão desde as entradas, aos petiscos, à refeição propriamente dita, ou as sobremesas. Tudo isto num livro, a pensar nos cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário